Pesquisar este blog

Feliz Ano novo aos leitores da revista mix, lembrem se de sugerir postagens e de comentar. Falem com seus amigos, talvez haja um tema sobre o qual eles querem saber que eu possa postar.

domingo, 21 de junho de 2009

Tipos de energia e conseqüência ambientais






Arqueólogos do futuro provavelmente irão chamar o período atual da história de Era do Petróleo, porque as pessoas dependem do petróleo e de outros combustíveis fósseis para quase tudo. Mas a Terra fornece outras fontes de energia, que podem ser aproveitadas sem se esgotar. É possível produzir combustível ou eletricidade a partir do vento, da água, da luz do sol e até da própria Terra.

Tudo o que usamos foi feito com energia. Para fazer uma roupa precisa de energia, pra produzir alimento precisa de energia. Pra tudo é usada energia.



Combustíveis fósseis

Os combustíveis fósseis são aqueles formados por restos de seres vivos, esses combustíveis vem do subsolo. Esses combustíveis não vão durar pra sempre e sua queima aquece a atmosfera. São combustíveis fósseis:

• Carvão
• Petróleo
• Gás natural


O carvão mineral é usado para obter calor ou gerar eletricidade em usinas elétricas.

Por ser líquido o petróleo é mais fácil de manejar do que o carvão. Pode ser refinado e produzir combustíveis, como gasolina e óleo. E ainda entra na fabricação de produtos como o plástico.

O gás natural é metano extraído de camadas do solo que ficam logo acima das reservas de petróleo, em aterros de lixo como o de Contagem ele é tirado do solo onde a decomposição do lixo o produz. Foi o último combustível fóssil a ser explorado. Como o carvão é queimado para gerar calor ou eletricidade. É um perigoso gás estufa (como o co2) e apesar de não durar tanto quanto o co2 na atmosfera ele tem um efeito maior.


Energia nuclear

Os reatores nucleares geram eletricidade usando a energia que existe no interior dos átomos. Para isso átomos de urânio são divididos, liberando massas de energia. Alguns países dependem mais de energia nuclear do que outros – esse tipo de usina gera metade da eletricidade da Suécia e 78% daquela que os Franceses usam.



Energias renováveis

Diferente dos combustíveis fósseis as fontes de energias renováveis jamais acabarão. Entre as fontes naturais que podem gerar eletricidade ou combustível estão à luz solar, o vento, a água, as ondas do mar e o calor da Terra preso no subsolo.


Energia solar

A luz solar é coletada por painéis especiais, células fotovoltaicas dispostas em chapas de vidro chamadas de painéis solares. As casas também podem utilizar a luz solar em vez de aquecedores para esquentar a água. Estações de energia solar possuem dezenas ou centenas de painéis fotovoltaicos ou de aquecimento de água. Há um enorme potencial para gerar eletricidade dessa forma nos desertos.

Energia eólica

Uma grande turbina de vento trabalhando com força máxima pode produzir até 2 megawatts de energia. Isso é o suficiente para abastecer mais de mil residências. As usinas de energia eólica podem ser construídas em terra ou no mar.

Energia Hídrica

Quando se represa um rio volumoso a energia se acumula atrás da barragem do reservatório. Assim que a comporta é aberta, a água sai com rapidez e aciona uma turbina. No mundo todo, a energia gerada dessa forma aumentou mais que o dobro desde os anos 1970.

Energia Geotérmica

“Geo” significa terra e “térmica”, calor. Muito abaixo da superfície da Terra, as temperaturas são mais altas, especialmente em áreas geologicamente ativas, onde as rochas quentes criam fontes termais. O calor pode ser usado para aquecer água ou gerar eletricidade. Na Islândia a maioria das residências é aquecida geotermicamente, canalizando-se o calor no interior da terra. Cinco por cento da eletricidade da Califórnia é gerada a partir de calor subterrâneo. Até em lugares sem fontes termais, prédios podem ser aquecidos desse modo no inverno, pois mesmo quando o ar esfria, a terra guarda calor por um bom tempo.

Biocombustíveis

Produtos agrícolas com teor de açúcar, como o milho, são transformados em bioetanol, que pode substituir a gasolina. Produtos oleaginosos, como a soja ou o girassol, servem para fazer biodiesel. É possível ainda produzir combustível a partir de grama, lascas de madeira e até detritos, como papel picado, serragem e esterco.

O uso do petróleo e do carvão como combustíveis pode fazer muito mal a camada de ozônio porque sua queima libera muito gás carbônico. Mas não é apenas isso que esses combustíveis fósseis podem fazer, o petróleo pode poluir mares e rios se derramado ou se vazar de navios. E carvão mineral causa sérios danos à saúde de quem trabalha nas minas. Mas as energias renováveis também têm seus problemas, as fazendas de vento estragam a paisagem selvagem das terras altas e, às vezes, pássaros são mortos pelas pás gigantescas. Já a energia hidrelétrica (apesar de ser bastante usada também) pode causar danos as



Os diferentes tipos de energia têm a sua função e utilidade. O petróleo hoje em dia é o mais importante, já que ele também é usado para fabricar plástico, parafina e outras coisas. Mas como energia e combustível as fontes renováveis deveriam ser melhor aproveitadas, afinal elas nunca acabarão e são poucos os danos que podem causar.
Se nós cidadãos do planeta terra cuidássemos um pouco melhor do que temos, com certeza duraria mais, e quem sabe um dia, a maioria de nós possa viver em abundância.

Bibliografia:

Livro Enciclopédia de ecologia da Revista Recreio
Páginas 30, 175, 244 e 245

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog