Pesquisar este blog

Feliz Ano novo aos leitores da revista mix, lembrem se de sugerir postagens e de comentar. Falem com seus amigos, talvez haja um tema sobre o qual eles querem saber que eu possa postar.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Ocapi


Ele tem listras, mas não é zebra. Sua bela pelagem marrom e as listras ajudam muito bem na camuflagem.

O ocapi é um mamífero africano e foi descoberto recentemente no começo do século XX.

Antes disso poucos africanos conhceciam esse mamífero.

Os ocapis macho geralmente são mais altos que as fêmeas. Esses mamíferos possue poucos dentes e uma língua que pode se estender por cerca de 45 centímetros! A língua é usada para envolver e puxar folhas para dentro da boca, para limpar os próprios pêlos e para lamber a cria.

O ocapi tem hábitos solitários. O macho dominante cuida de seu território e, no período de acasalamento copula com as fêmeas que perambulam em seu domínio.

A fêmea do ocapi gera um filhote opós cerca de 490 dias de gestação. O animal atinge a maturidade em torno de 5 anos.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Teia de aranha



Aranhas são aracnídeos, assim como opilões, ácaros, escorpiãos e carrapatos. Elas possuem fiandeiras ligadas a glândulas de seda que produzem um líquido que em contato com o ar se transforma em teia.

As teias de aranha são muito famosas por sua força e algumas por serem maravilhosamente desenhadas como um belo mosaico. Elas podem ser úteis não só para as aranhas, mas também para nós. Através da ti podemos identificar por exemplo se a aranha é muito perigosa. Quanto mais bagunçada a teia está mais perigosa a aranha é.

A teia pode ser usada para capturar alimento, proteger ovos, esconder a aranha ou enrolar alimento.

Algumas aranhas fazem uma espécie de rede de teia e quando a presa se aproxima ela joga a teia sobre a presa. A teia mais conhecida é aquela bem desenhada que seve como armadilha a presas principalmente voadoras. Como a teia é quase invisível um animal cai fcilmente nela.

Aranhas maiores fazem tocas de teia e se escondem nela, quando a prsa se aproxima e toca a teia a aranha sente as vibrações nos fios e ataca.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Escorpião vinagre




Escorpião, mas nem tanto...

O escorpião vinagre é um bichinho esquivo, noturno, que às vezes se esconde nos cantos escuros da casa. Ele gosta de lugares escuros e úmidos como adegas e canos de esgoto. Quando descoberto debaixo de uma pedra ou de um toco, procura esconder-se às pressas, andando bem ligeiro em distâncias curtas.
Não é bem um escorpião, nem uma aranha, mas está relacionado a ambos. Como todos os aracnídeos, o escorpião-vinagre tem quatro pares de pernas; o primeiro par é comprido e parece um par de antenas. Muitos aracnídeos apresentam na cabeça órgãos chamados pedipalpos, que têm várias funções. No escorpião vinagre, os pedipalpos são grandes e dotados de cravos compridos e afiados na superfície interior.



Eles são usados para agarrar e dominar a presa. O escorpião-vinagre não tem glândulas de veneno. Tem um cefalotórax largo, ao qual o abdome se liga por meio de uma cintura.Embora os escorpiões-vinagre não sejam venenosos, alguns defendem-se esguichando líquido das glândulas que possuem na parte de baixo da sua cauda.
Há cerca de 60 espécies de escorpião vinagre, encontradas em áreas tropicais e subtropicais por todo o mundo, incluindo o sul da América do Norte, América do Sul, África e sul da Ásia.

domingo, 15 de novembro de 2009

Opilão

Minha primeira postagem é sobre os opilões.

Opilões são aracnídeos frágeis com corpo pequeno e pernas enormes. Se parecem muito com aranhas, são inofencivos. Vivem em cantos das casas e nos banheiros velhos.

Por causa das pernas muito longas apresentam um andar bamboleante.






Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Opiliones

Os opiliões são indivíduos do Filo Arthropoda, Subfilo Chelicerata e Classe Arachnida. Existem aproximadamente seis mil espécies no mundo e, no Brasil, aproximadamente mil.
Estes artrópodes possuem o cefalotórax e abdome fundidos em uma só estrutura, uma das diferenças básicas entre eles e as aranhas. Quatro pares de longas pernas estão inseridos nesta região, sendo que o segundo par, mais alongado, tem função tátil, funcionando tal como antenas (pata anteniforme).
De hábito noturno, são muito comuns na região de Mata Atlântica. Neste ambiente, são alimento de anfíbios anuros, formigas, grilos, vespas e outras espécies de opilião. Uma forma de defesa contra estes consiste em liberar uma substância amarelada malcheirosa a fim de repelir estes animais. Podem, também, soltar uma de suas pernas a fim de escaparem ou distraírem seus predadores (autotomia de pernas); ou se fingirem de mortos (tanatose).
Ataque com os palpos ou espinhos, localizados em suas pernas e beliscadas com o auxílio das quelíceras, podem ser ações úteis para lidar com o adversário, tanto para evitar ser refeição quanto para capturar pequenos invertebrados, para nutrição. Podem, também, se alimentar de seiva vegetal ou de seres vivos em decomposição. Geralmente a digestão é extracorpórea, secretando enzimas digestivas no alimento para, depois, ingerir. Assim como outros de sua classe, o opilião respira com auxílio de traquéia, e os túbulos de Malpighi auxiliam na excreção. Esta é lançada para o meio externo via glândulas coxais.
Quanto à reprodução, são animais dióicos. A fecundação é interna e machos possuem órgão de cópula. Algumas espécies, como a Bourguyia hamata, depositam seus ovos em bromélias, promovendo segurança contra predadores e umidade necessária. Pedras e folhas próximas às margens de riachos podem, também, ser ninho de espécies como a Acutisoma proximum.
De uma forma geral, pai ou mãe cuidam dos ovos por tempo integral podendo, inclusive, passar até um mês sobre eles, deixando de lado até mesmo a alimentação. Há pelo menos seis espécies nas quais o macho é o protetor da ninhada.

Estas postagens sobre animais serão colocadas até janeiro de 2010, qualquer pessoa pode opinar sobre elas quando quiser e fazer as sugestões que quiser.

Especial de fim de ano ANIMAIS


Olá a todos, eu estarei fazendo postagens especiais sobre animeis este fim de ano. Peço sujestões. Se existe algum animal que você gostaria de saber mais é só falar que verificarei se tenho informações sobre ele e publicarei aqui.


Esse blog da revista mix é para todos, dê sua sugestão e fique a vontade.

Seguidores

Arquivo do blog