Pesquisar este blog

Feliz Ano novo aos leitores da revista mix, lembrem se de sugerir postagens e de comentar. Falem com seus amigos, talvez haja um tema sobre o qual eles querem saber que eu possa postar.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Escorpião vinagre




Escorpião, mas nem tanto...

O escorpião vinagre é um bichinho esquivo, noturno, que às vezes se esconde nos cantos escuros da casa. Ele gosta de lugares escuros e úmidos como adegas e canos de esgoto. Quando descoberto debaixo de uma pedra ou de um toco, procura esconder-se às pressas, andando bem ligeiro em distâncias curtas.
Não é bem um escorpião, nem uma aranha, mas está relacionado a ambos. Como todos os aracnídeos, o escorpião-vinagre tem quatro pares de pernas; o primeiro par é comprido e parece um par de antenas. Muitos aracnídeos apresentam na cabeça órgãos chamados pedipalpos, que têm várias funções. No escorpião vinagre, os pedipalpos são grandes e dotados de cravos compridos e afiados na superfície interior.



Eles são usados para agarrar e dominar a presa. O escorpião-vinagre não tem glândulas de veneno. Tem um cefalotórax largo, ao qual o abdome se liga por meio de uma cintura.Embora os escorpiões-vinagre não sejam venenosos, alguns defendem-se esguichando líquido das glândulas que possuem na parte de baixo da sua cauda.
Há cerca de 60 espécies de escorpião vinagre, encontradas em áreas tropicais e subtropicais por todo o mundo, incluindo o sul da América do Norte, América do Sul, África e sul da Ásia.

2 comentários:

Anônimo disse...

o da esquerda não é um escorpião vinagre, também é um aracnídeo, mas é um amblipígio da ordem Amblypigy, o escorpião vinagre é da ordem uropigy

Unknown disse...

O amigo está correto, o primeiro é um Amblypigy.
Em tempo: A ordem Uropigy foi desmembrada em Thelyphonida (escorpiao vinagre) e Schizomida (micro escorpiao vinagre)

Seguidores

Arquivo do blog